Resolvi criar uma folha para ir registando os dados e testes do aquário isto porque ainda não resolvi o problema com o crescimento da ludwigia brevipes, continua a apresentar possivel carência de cálcio, como tinha falado no post anterior baixei o nitrato mas a carência melhorou pouco, depois resolvi testar adicionar caso4 e mgso4 para assim resolver a carência, o gh aumentou de 2 para 5, agravou o estado da brevipes e afectou o crescimento nas plantas em geral.
Segundo o Amano o nitrato deve ser mantido abaixo de 1mg/l em valores baixos de gh, fala de crescimentos atrofiados quanto este está alto e é realmente o que me está a acontecer, portanto tenho 2 alternativas, ou fertilizo com Special Shade que é light em nitrato e fosfato ou apenas não adiciono estes 2 nutrientes ao aquário, o que acham?

4 comentários:

  1. Ricardo Monteiro disse...

    Boas Luís,

    já que estás numa de testes, dizia para usares o Shade com esses macros em reset mode no aqua, de modo a perceberes a partir de que concentrações as plantas se ressentem, para um determinado GH. Podia-se assim tentar tabelar as duas variáveis, em que uma delas seja inconstante - o NO3 -, para um GH fixo e com isso formar um padrão mediante o aspecto das plantas. Poder-se-ia tb brincar com o GH para realmente comprovar essa hipótese de "NO3 baixo em GH alto" - esta última mto mais interessante.

    Abraço,

  2. Luis Moniz disse...

    Olá Ricardo,

    Obrigado pelo teu comentário.
    GH alto com No3 baixo não funciona bem e podes bem reparar nos fórums de aquariofilia onde a maior parte dos users usam o no3 acima de 5ppm porque se ficar demasiado baixo aparecem carências deste nutriente! Quando falo em Gh alto falo >5.
    O gh da minha água da rede é de 2 ou seja bastante baixo e segundo alguns artigos que tenho estado a ler o no3 tem de estar baixo para que as plantas possam assimilar o cálcio, plantas afectadas são as que tem o crescimento mais acelerado e na sua maioria plantas de caule.
    Po4 parece não interferir mas recomenda-se K com valores altos (20ppm) e agora começo a perceber porque recomenda doses altas de Brighty K o Amano ;)
    Quanto ao shade, vou seguir o teu concelho, vou este fim de semana fazer uma muda generosa ao aquário, adicionar Brighty K a dobrar, step2 e Special Shade na dose recomendada.
    Depois dou noticias!

    Cumprimentos, Luis.

  3. Luis Moniz disse...

    Bem,
    Tive a pesquisar e penso que a melhor solução será optar pelo Special Lights em 1/2 dose que será equivalente ao Special Shade, a única diferença será na composição ou seja o Shade em dose normal tem muito mais No3 que 1/2 dose de Special Lights, isto porque este em vez de No3 contem mais Amónia, e como o objectivo é testar reduzir o No3 acho que será a melhor aposta!
    Assim sendo hoje já pedi o ADA Special Lights, entretanto vou fertilizando com Special Shade.

    Cumprimentos, Luis.

  4. Black Dragon disse...

    Tens de me arranjar essa folha! ahah

    Tou impressionado com a tua ultima imagem, tão impressionado que está no meu ambiente de trabalho. Parabens Luis!



© akuatic.net 2006-2011. Some rights reserved.